Anemia e leucemia são doenças preocupantes e ambas têm o sangue como protagonista. Discutir o assunto, os cuidados e as informações sobre o tema é o objetivo da campanha Junho Laranja, que incentiva um diagnóstico correto e precoce dessas enfermidades e, também, Junho Vermelho, que estimula as doações de sangue.
A anemia é caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue, causando a dificuldade no transporte de oxigênio pelo corpo. Essa deficiência tem como principais causadores a carência de nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12. Mas também pode surgir devido a aplasia medular, doença inflamatória intestinal e câncer de cólon, ou em decorrência de algumas doenças infecciosas ou verminoses.
Existem vários tipos de anemia de gravidade e sintomas variados. Mas entre alguns sintomas frequentes estão:
- Cansaço;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Tontura;
- Falta de ar.
Leucemia:
De maneira bem simplista, podemos definir a leucemia como um câncer que ocorre no sangue, causado pela produção descontrolada de glóbulos brancos pela medula óssea. Essas células sanguíneas sofrem alguma mutação e passam a atuar de maneira defeituosa, substituindo as células saudáveis.
Alguns sintomas mais comuns da leucemia são:
- Febre ou calafrios;
- Infecções frequentes;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Perda de peso;
- Sangramentos;
- Manchas roxas na pele;
- Anemia.
Julho Vermelho: conscientização e solidariedade. A doação de sangue é uma das ações mais importantes que podemos praticar pelo próximo. É um gesto simples, mas repleto de significado, que contribui para o tratamento de diversas doenças e salva muitas vidas. Diariamente, centenas de pessoas necessitam de transfusão de sangue por diferentes motivos. Assim, a doação pode salvar a vida de pessoas em casos de cirurgias, transplantes, situações de urgência e emergência, no tratamento de doenças como anemia e leucemia, além de manter os bancos de sangue abastecidos.
Tornar-se um doador é simples e seguro. Precisa apenas estar atento a alguns requisitos. Confira:
- Estar em boas condições de saúde;
- Idade entre 16 e 69 anos – os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter dormido no mínimo 6 horas;
- Não estar em jejum (estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação);
- Manter-se hidratado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica e nem fumado nas 12 horas anteriores à doação;
- Respeitar o intervalo entre doações, sendo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Basta procurar um Hemocentro, lá você tem acesso a todas as informações necessárias, pode tirar todas as dúvidas e verificar se pode ou não ser um doador, pois passará por uma triagem e análise clínica.
✅ Laboratório São José, nosso melhor resultado é a sua CONFIANÇA!
☎ Fixo: (34) 3249-4600
📲Whats: (34) 99635-4600